Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Chuva alivia, mas SC tem risco de temporais fortes no final de semana
-
Foto: Internet / Reprodução -
Defesa Civil alerta para retorno das instabilidades na sexta-feira, com acumulados de chuva podendo superar 100 mm em algumas regiões
Após um dia de intensas chuvas na quarta-feira (4), Santa Catarina aguarda uma trégua temporária nesta quinta-feira (5), mas as preocupações persistem. A sexta-feira (6) traz o alerta de que as instabilidades voltarão a predominar no estado, com acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm, aumentando significativamente o risco de alagamentos e deslizamentos, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Quatro municípios catarinenses já se encontram em estado de atenção para deslizamentos, devido ao solo encharcado pelas chuvas recentes. O alerta da Defesa Civil destaca que a chuva enfraquecerá na maioria das regiões nesta quinta-feira, porém permanecerá de forma mais persistente, com totais elevados de 40 a 70 mm, especialmente nas áreas próximas ao Paraná, abrangendo o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nestas regiões, o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas ainda é significativo.
Na manhã de quarta-feira, os níveis dos rios na região do Alto Vale do Itajaí subiram rapidamente, gerando preocupações. Às 8h, as comportas das Barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga, foram fechadas em resposta ao aumento do nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, que atingiu a marca de quatro metros.

Como fica o tempo nos próximos dias
Após uma trégua na quinta-feira, as instabilidades climáticas voltarão com força entre sexta-feira (6) e domingo (8), com acumulados de chuva previstos para ultrapassar os 100 mm. O risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações permanece elevado devido ao solo encharcado e aos níveis elevados dos rios. Além disso, entre a tarde de sexta-feira (6) e a madrugada de sábado (7), há um alto risco de ocorrências associadas a temporais, incluindo danos na rede elétrica, alagamentos, quedas de galhos e árvores, destacou a Defesa Civil.

Deixe seu comentário